
Na prática, o que um Propósito bem definido gera na empresa?
Quem tem acompanhado nossos artigos por aqui já viu que a Arca tem trabalhado muito com projetos que encontram e definem o Propósito de uma marca.
Para retomar um pouco o conceito, nem propósito e nem posicionamento são é a mesma coisa que Missão, Visão e Valores, mas sim, o que inicia tudo isso, a essência de uma organização. O porquê essa empresa foi criada e o que ela oferece para a sociedade.
Pode parecer amplo e vaga a forma como isso se aplica na prática da instituição e quais os motivos pelos quais é importante que cada marca tenha o seu. Pensando nisso, convido vocês a pensarem a seguinte sequência de fatos comigo:
- A companhia tem 100 colaboradores e tem o quadro de Missão, Visão e Valores na parede da sala da diretoria. Existe hierarquia nas decisões estratégicas da empresa, mas pouco se escuta o que os colaboradores têm de opinião, sentimento, ideias. Quem tem poder de caneta repassa uma ordem ou objetivo a ser cumprido, o qual vai sendo repassado para as equipes.
- Se um diretor que segue o planejado pelo alto escalão fica com alguma dúvida sobre como prosseguir e não encontra abertura para conversa com os diretores, ele repassará a ordem assim, de maneira incerta, ao seu time que também terá incertezas.
- Não existindo uma comunicação efetiva entre os gestores e um maior entendimento sobre os objetivos da empresa, erros acontecem, os funcionários não se sentem valorizados, os resultados não são o esperados.
Deu para identificar o gatilho para essa situação?
A falta de alinhamento sobre o propósito da marca.
A essência de um negócio deve ser clara para todas as pessoas colaboradoras da operação. E para que isso aconteça, é necessário um trabalho interno de cultura organizacional, onde todos os participantes devem estar alinhados sobre os objetivos e motivos da empresa tomar determinadas decisões.
Os benefícios práticos para uma organização que tem seu Propósito claro são:
- Um ambiente de trabalho otimizado
- Colaboradores sentindo que sua vivência importa
- Equipes que erram menos e trabalham melhor juntas
- Menos desperdício de tempo e recursos
- Direcionamentos claros que ajudam os times a concluir suas metas > menor rotatividade de funcionários
- Mais rentabilidade para toda a empresa!
As empresas são feitas por PESSOAS, ou seja, não adianta no fim do dia termos produtos, equipamentos, estruturas e pessoas infelizes e desconectadas. E propósito tem a ver com pessoas e também tem a ver com resultados. Um ambiente organizacional que promove iniciativas para que todos os times cumpram com seus objetivos gera um negócio rentável e otimizado.
A Arca tem as ferramentas necessárias para que a sua empresa veja, na prática, todos esses benefícios.
Que tal conversarmos mais sobre essas oportunidades?