
Quem é o responsável por planejar a mudança em uma empresa?
Para que uma empresa cresça de forma consistente e lucrativa, é natural que se pense que somente algumas pessoas são as detentoras da caneta que vai autorizar melhorias de processos ou investimentos.
Não que isso não seja uma realidade, mas Arca orienta e acredita que quanto mais pessoas tiverem acesso às decisões, melhores são as alternativas de evolução. Explico aqui porque pensamos assim:
- Todo e qualquer novo produto que a empresa lance vai precisar de praticamente todos os colaboradores envolvidos em alguma das etapas.
- Se o time que investe diariamente seus esforços nos resultados da companhia não entender o porque alguma movimentação específica está acontecendo na estratégia da empresa, será mais difícil de realizar o que for necessário para a ideia acontecer.
- Regras que cheguem no estilo top-down tendem a amedrontar os envolvidos, gerando conversas paralelas sem fundamento ou teorias não saudáveis sobre o andamento da empresa.
- A falta de clareza nos planos de médio-longo prazo da companhia para todo e qualquer colaborador pode causar confusão ou falta de engajamento já que o time apenas cumpre ordens que não entende.
E acredite, tudo isso pode ser resolvido com a fórmula mais velha dos negócios: uma comunicação transparente.
Quando a companhia está fazendo a revisão ou criando do zero seu planejamento estratégico para os próximos anos, é importante que o máximo de gestores ou representantes dos times participem da conversa. Assim, esses serão os responsáveis por repassar a mensagem e motivos daquela movimentação estratégica para seu time, de maneira que todos entendam os motivos e planos da empresa.
Ao sentirem que fazem parte de algo tão importante quanto a definição dos objetivos da empresa, é natural que o sentimento de pertencimento e respeito pela posição que cada colaborador ocupa se transforma em orgulho de fazer parte.
Times conectados com o objetivo macro da empresa conseguem pensar juntos em iniciativas para que cada um dos norteadores seja alcançado trazendo seus insights e expertises. Além de que, assim, naturalmente, conseguem aplicar ideias e melhorias em seus processos por entenderem onde que a empresa quer chegar.
Da mesma forma, se algo não seguir pelo rumo que se planeja, são muito mais mentes atentas juntas para alterar qualquer parte do curso e realinhar a estratégia.
Consegui explicar o porquê da visão da Arca de envolver mais camadas de decisores no plano estratégico da sua empresa?
Estou à disposição para conversarmos mais sobre esse e outros assuntos que a sua empresa busca resolver.