
Quem veio primeiro: a Missão, Visão e Valores ou a marca?
Essa questão tem algumas respostas e todas elas são corretas, sabia?
Vamos entender juntos sobre como uma empresa que tem uma Missão, Visão e Valores bem alinhados consegue elevar o nível da marca ao mesmo tempo que um produto de sucesso depende da Missão, Visão e Valores pra alavancar suas vendas.
Quando pensamos na construção de uma marca, é muito comum que se dirija o esforço para a criação das ações, ideias e projetos que vão aparecer da porta para fora. A idealização do portfólio de produtos, identificação de público alvo, escolha dos pontos de venda, apresentação de logo, tudo isso é essencial planejar para que a marca tenha força e perenidade no mercado.
Mas quem faz tudo isso acontecer é quem está dentro do negócio. Os colaboradores, gestores e líderes são os responsáveis por colocar tudo pra fora, sim, mas será que conseguem realizar isso de maneira alinhada se a empresa como um todo não tem norteadores?
Os indicadores que chamamos de Missão, Visão e Valores podem surgir após o produto já existir e também podem ser a primeira etapa da criação de uma marca. Não existe resposta errada aqui. O que acontece é que muitos negócios focam somente em uma dessas frentes fazendo com que os elos não fiquem fortes o bastante para a longevidade.
Colocar um quadro na parede do escritório com frases bonitas sobre onde a empresa quer chegar não tem efeito sem a prática diária desses conceitos. E quem melhor para ajudar as lideranças a pensar nisso senão os colaboradores?
É possível criar um momento estratégico entre os times para que a empresa encontre o denominador comum e possa promover o desenvolvimento das pessoas ao mesmo tempo que faz o produto crescer.
Quando se fala em missão, a palavra já se auto explica: é um compromisso que a marca tem perante o mercado que opera. E aqui é muito importante que o texto confirme a execução de algo em conjunto. Todos os envolvidos devem fazer o seu trabalho dentro da jornada do produto, de maneira unida e fundamental para o resultado final.
Já a visão é o caminho pelo qual a materialização da missão vai acontecer. A partir da colaboração de todos, essa jornada estratégica vai permitir que o desempenho da marca como um todo vá além. O jeito de tocar as iniciativas internas reflete em como os colaboradores poderão fazer o seu papel dentro e fora da companhia.
E os valores são as verdades que fazem parte do dia a dia. Uma empresa que foca no crescimento, engajamento, resultado, respeito, inovação, qualidade, é uma companhia que escolhe valorizar cada parte importante de todo o ciclo da marca e do produto. É a partir disso que se entende o propósito que o negócio tem na vida de quem faz parte dessa construção como de quem se relaciona diretamente com os produtos, como os consumidores.
A grande questão é que o MVV não é imortal. Muito pelo contrário, assim como a empresa cresce e evolui, os indicadores de sucesso da companhia também devem se atualizar.
A Arca já ajudou empresas a criarem do 0 esses conceitos, como também já aplicou estratégias para a renovação desses norteadores.
Que saber quais os passos para fazer isso? Converse com a gente!